Em 1976, a Lei 3.873 extinguiu a Divisão de Auditoria e criou o Departamento de Controle Interno, no âmbito da SEFIN. Sua função era exercer atividades de controle previstas nos artigos 180 e 185 da Lei 3.654/71, sobre pessoas, serviços, órgãos e entidades.
O Decreto 7.632/78 transformou o Departamento de Controle em Coordenadoria de Auditagem e Controle Interno, ocorrendo o primeiro concurso público com admissão da primeira turma de auditores de contas públicas.
O Decreto 11.837/87 regulamentou a Lei 4.903/86 e estabeleceu a estrutura organizacional básica e o regimento da Secretaria Especial de Controle Interno, que logo em seguida foi extinta com a mudança do governo. Entre 1986 e 1992 esta função continuou existindo como Auditoria Geral do Estado.
Em 19 de maio de 1992, através da Lei 5.584, a AGE foi transformada em Secretaria de Controle da Despesa Pública. Sua regulamentação foi consubstanciada pelo
Decreto 14.855/92, dispondo no seu artigo 1º a função da SCDP:
"Art. 1 .º A Secretaria de Controle da Despesa Pública, integrante da Governadoria, constitui-se, nos termos do artigo 1.º , da Lei 5.584, de 19 de maio de 1992,
no órgão central da Auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, previsto no artigo 76 da Constituição do Estado."
Av. Presidente Epitácio Pessoa, 1457 - Bairro dos Estados - CEP:58.030-000 - João Pessoa - PB. Tel.: (83) 3218-7738 - CNPJ: 11.993.326.0001-83