Bases
Criando
Para criar uma nova base em uma aplicação GoldenDoc, basta selecionar o nó "Bases" da aplicação e escolher a opção "Novo" no menu "Ação". Ao selecionar a opção uma caixa de dialogo aparecerá para o usuário informar o nome do arquivo de configuração (arquivo de extensão .gdb). Caso o arquivo informado já exista é exibido um diálogo de confirmação onde o usuário deverá escolher se deseja manter as informações do arquivo existente ou não. Uma outra forma de criação de base é através do assistente de criação.
Para executar o assistente de criação de base basta clicar nó do treeview de "Bases" da aplicação e selecionar no menu de ação a opção "Assistente de Criação".
Este assistente possui os seguinte passos:
Passo 1 - Introdução
Figura 1
No primeiro passo é exibida a tela de introdução (figura 1) onde é descrito a finalidade do
assistente.
Para passar para o próximo passo basta clicar no botão de navegação "Avançar".
Passo 2 - Informação Geral
Figura 2
Na tela de informação geral (figura 2), o usuário deve informar a base LightBase, o arquivo de configuração (.gdb) e se necessário, o diretório de conteúdo.
Para o nome base o usuário deve selecionar no combobox de bases uma das bases do LightBase. Ao selecionar a base um arquivo de configuração padrão com o nome da base é sugerido se a caixa de texto do arquivo de configuração estiver vazia. O arquivo de configuração sugerido segue o seguinte formato:
<diretório do GoldenDoc>\Apps\<nome da aplicação>\<nome da base>\<nome da base>.gdb
É criado também no mesmo diretório do arquivo de configuração o diretório de conteúdo web:
<diretório do GoldenDoc>\Apps\<nome da aplicação>\<nome da base>\WWW
O usuário poderá alterar o campo de arquivo diretamente na caixa de texto ou através da caixa de seleção de arquivo, que é exibida ao clicar o botão ao lado da caixa de texto. Se o arquivo informado já existir é exibido um diálogo perguntando se o arquivo existente deve ser apagado, caso o usuário confirme a exclusão um novo arquivo será criado com o mesmo nome. Caso o caminho do arquivo de configuração informado não exista, o mesmo é criado na conclusão do assistente.
O usuário poderá definir se a árvore de diretórios será exibida ou não. Para exibi-la, basta selecionar a opção "Exibir Árvore de Diretório" e informar o diretório de conteúdo. Para alterar o diretório de conteúdo basta alterar diretamente na caixa de texto ou através da caixa de seleção de diretório, que é exibida ao clicar o botão ao lado da caixa de texto.
O diretório de conteúdo é criado também no mesmo diretório do arquivo de configuração:
<diretório do GoldenDoc>\Apps\<nome da aplicação>\<nome da base>\<diretório de conteúdo>
Quando o nome da base é informado estando a opção "Exibir Árvore de Diretório" selecionada, e a caixa de texto do diretório de conteúdo vazia, o diretório padrão é sugerido:
<diretório do GoldenDoc>\Apps\<nome da aplicação>\<nome da base>\Content
A estrutura padrão da arvóre de diretórios das bases de uma aplicação GoldenDoc é mostrada na figura 3.
Figura 3
Para passar para o próximo passo basta clicar no botão de navegação "Avançar".
Passo 3 - Configurações de Cores
Figura 4
Para facilitar o design da aplicação, este passo permite que as cores da aplicação sejam definidas automaticamente utilizando um padrão de cores. Este padrão é baseado em um "degrade" criado a partir de uma "cor inicial" e uma "cor final". Para criar este padrão basta definir a cor inicial e final na caixa de seleção de cores (figura 4).
Para passar para o próximo passo basta clicar no botão de navegação "Avançar".
Passo 4 - Campos do LightBase
Figura 5
Este passo permite aos usuários definirem as propriedades dos campos da base mais facilmente. As propriedades definidas são: edição, inclusão, listagem, detalhes, pesquisa, ordenação e obrigatório. Os campos do LightBase são exibidos em grids em várias abas (figura 5). Na aba "(GERAL)" temos todos os campos da base LightBase que não pertencem a nenhum grupo. As demais abas representam grupos da base ou campos multivalorados sem grupos.
Para selecionar as propriedades de um campo no grid basta clicar com o mouse sobre a celula de uma das propriedades.
Este é o último passo do assistente de criação de bases, para concluir a criação da nova base basta clicar no botão de navegação "Finalizar".
Alterando a Ordem
Para alterar a ordem das bases na coleção de bases, basta selecionar a base no treeview na qual deseja-se alterar a ordem e escolher uma das opções do menu popup, "Mover para cima" ou "Mover para baixo". Pode-se alterar a posição da base também pelas teclas de atalho Crlt-Up ou Crlt-Down.