Aplicação
Excluindo
Para excluir uma determinada aplicação deve selecionar a aplicação no treeview e
escolher a opção "Excluir" no menu de ação. Um diálogo de confirmação de
exclusão será apresentado. A exclusão de uma aplicação não implica na
exclusão física do arquivo de configuração GDA, apenas que a aplicação em questão
não será mais referenciada na lista de aplicações do GoldenDoc. Uma aplicação excluida
pode ser novamente refenciada pela opção de menu "Novo".
Renomeando
Para renomear uma aplicação deve-se selecionar a aplicação no treeview e alterar
a propriedade "Nome" no Painel de Propriedades.
Salvando
Qualquer alteração feita em algum elemento da aplicação (base, campo, eventos,
etc) alterará o estado da aplicação para modificado. Para confirmar essas alterações
deve-se selecionar a aplicação e escolher a opção "Salvar" menu de "Ação".
Outra forma de salvar uma aplicação modificada é atraves das teclas de atalho "CTRL+S".
Propriedades
- Nome - Nome da aplicação GoldenDoc. O nome informado deve ser único.
- Arquivo de Definição - Caminho e o nome do arquivo GDA (GoldenDoc Application) que define as configurações da aplicação.
Esta propriedade é read-only.
- Descrição - Texto da descrição da aplicação.
- Ícone - URL do ícone da aplicação.
- Time Out de Sessão - Tempo máximo, em minutos, que uma sessão pode ficar inativa, após este período a sessão
é se torna inválida.
- Intervalo de Indexação - Propriedade relativa ao GoldenIndex. Essa propriedade consiste no intervalo de tempo, em minutos,
entre cada ativação do indexador.
- URL de Saída - URL que será exibida pelo browser após o logout da aplicação, caso não seja informada a
página de login da aplicação será exibida.
- Acesso Público - Os atributos dessa sessão devem ser informados caso você deseje criar o recurso de usuário anônimo. Um usuário anônimo não precisa
passar pelo login e é utilizado por pessoas que não estão cadastradas como usuários da aplicação. Um usuário anônimo é utilizado para dar acesso público à aplicação e normalmente
tem permissão só de leitura e pesquisa. Editar os atributos da aplicação não é suficiente, é necessário criar o usuário via Administrador de Usuários e configurar as suas
permissões de acesso.
Usuário: Login do usuario que vai ter acesso publico.
Senha: Senha do usuario que vai ter acesso publico.
- Servidor - Servidor onde estão as bases utilizadas na aplicação.
- UDB - UDB que contém a base de usuários do GoldenDoc.
- Base de Usuários - Nome da base de dados que representa a base de usuários da aplicação.
- Usuário LightBase - Usuário que deve ser utilizado pelo GoldenDoc para efetuar login no servidor lightbase.
- Senha do Usuário - Senha do usuário LightBase.
- Diretório de Log - Diretório aonde será armazenados os arquivos de registros das operações do GoldenDoc. Para desativar o log basta deixar a propriedades indefinida,
para tanto deve selecionar a propriedade e pressionar a tecla "del".
- Propriedades de Cores - O modelo de cores do GoldenDoc foi criado para se ter um padrão monocromático, tom-sobre-tom. Definido-se
estas cores o usuário pode modificar o layout da aplicação.
As propriedades de cores que podem ser definidas pelo usuário são:
Cor 1, Cor 2, Cor 3, Cor 4, Cor do Corpo, Cor do Formulário, Cor de Fundo do Formulário, Cor de Navegação.
- Tamanho da Fonte - Esta propriedade permite ajustar o tamanho padrão da fonte
utilizada na aplicação. Por exemplo, caso desejemos diminuir o tamanho da fonte em dois pontos, devemos
atribuir valor "-2" a esta propriedade. Caso desejemos aumentar a fonte em dois pontos, devemos atribuir
um valor positivo à propriedade, "2". No caso da aplicação, este valor influenciará
apenas as páginas da aplicação, por exemplo, a página de Login, mudança de senha e
lista de bases que compõem aplicação.